top of page
LIVRO_E-BOOK_OUTROS (6).png
LIVRO_E-BOOK_OUTROS (5).png
LIVRO_E-BOOK_OUTROS (7).png

Cartilha destinada a sociedade em geral

ISBN nº 978-65-981112-8-1

DOI:

Resultados obtidos do projeto PINUrb

Definições de métodos fuzzy-multicritérios

ISBN nº

DOI:

ISBN nº

DOI:

Esta cartilha é produto dos resultados do projeto de pesquisa de cooperação internacional intitulado: “PINUrb: Modelagem Dedutiva e Adaptativa para Priorizar INtervenções em Canais Fluviais URBanos”, financiado no âmbito da chamada pública MCTI/CNPQ nº 16/2024-Faixa 2. O objetivo desse cartilha é apresentar a sociedade em geral a importância da conservação ambiental de rios urbanos para a promoção da qualidade de vida nas cidades, de modo a proporcionar lazer, turismo, biodiversidade, e controle de enchentes e inundações. Alcançar esse nível de conservação depende de ação conjunta: sociedade-poder público-setor privado. Elaborado pela equipe de projeto, que integrado o grupo de pesquisa em Modelagem Urbana e Ambiental, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (MURBA/PPDMU/UNAMA), e a Seção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (SHRHA/FEUP), esta cartilha divide-se em três partes principais: - O que é um rio urbano e por que estão degradados; - Por que conservá-lo e qual o papel da sociedade, do poder público e setor privado; - Quais a boas práticas e como monitorar e proteger rios urbanos.

Este documento apresenta os principais resultados do projeto de pesquisa PINUrb, os quais estão centrados em duas vertentes: Definição, concepção e desenvolvimento teórico-metodológico do índice de prioridade de intervenção técnica, socioeconômica e urbano-ambiental; e, os aspectos associados a modelação "Fuzzy-multicritério" destinada a estruturar os referidos índices de prioridade de intervenção em canais, zonas marginais e na bacia hidrográfica urbana

O principal objetivo da modelagem multicritério é auxiliar à tomada de decisão, de modo a permitir a resolução de problemáticas que, na maioria das vezes, se apresentam com divergentes pontos de vistas (Vincke, 1992). No mundo real, Menezes et al., (2007); Carriço (2014) consideraram que a tomada de decisão é influenciada por paradigmas e paradoxos, que podem confundir e induzir o decisor a resultados equivocados, de modo a reverberar em consequências indesejáveis ou de alto risco. Ainda assim, diante de conjunto de alternativas, decisões que possam se aproximar da realidade devem considerar diferentes pontos de vistas, múltiplos critérios, vários atores (stakeholder), cada um com suas preferências e valores éticos, morais, culturais, etc (Zuffo, 2011; Carriço, 2014). Considerando esta complexa perspectiva de que, para tomar decisões deve-se incluir múltiplos critérios, com base numa permanente confrontação de preferências entre atores (estruturados por modelos de preferência), se faz necessário estabelecer diferentes abordagens de decisão, as quais podem vir a auxiliar a resolução de diferentes tipos de problemas que perfazem um processo decisório. Portanto, a partir de uma abordagem decisória, e considerando que uma decisão não é simplesmente um ato, mas um processo, a sistematização de suas fases e a definição dos modelos de preferências tornam-se conhecimentos preponderantes para utilizar, de forma mais adequada, os métodos multicritérios de auxílio a decisão (Multi-Criteria Decision-Aid - MCDA). Assim, este material está dividido em cinco capítulos. •Capítulo 1: Disserta, de forma sucinta, sobre as origens e concepções teóricas que fundamentam o processo de tomada de decisão como ciência. •Capítulo 2: Apresenta de forma detalhada a descrição sobre conceitos e definições de ações e critérios, detalhando axiomas, importâncias e as principais modelações de preferências, pelo que tais elementos são essenciais para desenvolvimento dos métodos MCDA (BANA; COSTA, 1988). •Capítulo 3: Apresenta as abordagens a serem consideradas no processo decisório, e o estabelecimento de suas fases e definições dos principais problemas de decisão. •Capítulo 4: Nesta versão, os principais métodos classificados como MCDA, que integram as escolas norte-americana (AHP, TOPSIS) e europeia de decisão (PROMETHEE e ELECTRE), são apresentados. Serão também descritos os métodos VIKOR, VIKOR_Lp_Metric, AHP_Gaussiano. Ainda assim, aspectos introdutórios da teoria dos conjuntos fuzzy serão descritos, sendo descritos os métodos fuzzy-TOPSIS e de inferência fuzzy, a partir dos métodos de inferência do tipo Mamdani e Larsen, recorrendo ao método centróide para a defuzzificação; •Capítulo 5: Apresenta aplicação (estudos de casos) para avaliar a prioridade de intervenção em canais fluviais urbanos (linhas de água), zonas marginais e na própria bacia hidrográfica.

bottom of page