top of page

Modelagem Dedutiva e Adaptativa para
Priorizar INtervenções em Canais Fluviais URBanos
Ferramenta à Gestão e Planejamento para Reduzir Impactos das Inundações sobre Áreas e Populações Ribeirinhas em Cidades da Amazônia Brasileira

06 de Março de 2026 (18:00 às 21:30 - Brasília| 21:00 às 00:30 - Lisboa)
O Workshop apresentará os resultados do projeto PINUrb: Modelagem Dedutiva e Adaptativa para Priorizar INtervenções em Canais Fluviais Urbanos de Cidades Amazônicas". Importa ressaltar que este projeto de cooperação internacional integrou as atividades de pós-doutorado do Prof. Dr. Érico Gaspar Lisboa (PPDMU/UNAMA), e foi financiado no âmbito da chamada pública do Edital MCTI/CNPq nº 016/2024. As atividades foram realizadas na Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiental da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (SHRHA/FEUP), sendo supervisionada pela Profª. Drª. Cristina Maria Monteiro Santos. O referido projeto teve como instituição executora a Universidade da Amazônia (UNAMA) e colaboração internacional da Universidade do Porto (U.Porto).

23 a 27 de Março de 2026 (18:00 às 22:00 h - Carga horária de 20 horas)
PROGRAMAÇÃO: 1.Apresentação de noções sobre a teoria das decisões para definir a construção dos métodos multicritérios: (a) Fase de identificação e estruturação do problema; caracterização do problema de decisão (seleção, classificação, priorização, ordenação); axiomas de Roy; (b) Fase de construção e utilização de um modelo multicritério; enquadramento do problema de decisão e estruturação de preferências pelos atores; apresentação das escolas de decisão (europeia e norte-americana) e seus métodos; (c) Fase de desenvolvimento do método multicritério; sensibilidade e robustez dos resultados; 2. Decisões sob Risco e Incerteza; 3. Apresentação e conceituação dos principais métodos multicritérios aditivos (AHP, TOPSIS) e sobreclassificação "outranking" (PROMETHEE, ELECTRE); e, inferência fuzzy Mandani para apoio às decisões; 4. Aplicações em casos de planejamento urbano, saneamento, e afins.

06 a 10 de Abril de 2026 (18:00 às 22:00 h - Carga horária de 20 horas)
PROGRAMAÇÃO: 1.Apresentação de noções sobre a teoria das decisões para definir a construção dos métodos multicritérios: (a) Fase de identificação e estruturação do problema; caracterização do problema de decisão (seleção, classificação, priorização, ordenação); axiomas de Roy; (b) Fase de construção e utilização de um modelo multicritério; enquadramento do problema de decisão e estruturação de preferências pelos atores; apresentação das escolas de decisão (europeia e norte-americana) e seus métodos; (c) Fase de desenvolvimento do método multicritério; sensibilidade e robustez dos resultados; 2.Decisões sob Risco e Incerteza; 3.Apresentação e conceituação dos principais métodos multicritérios aditivos (TOPSIS-AHP, VIKOR, VIKOR_Lp_Metric, AHP-Gaussiano, Fuzzy-TOPSIS) e sobreclassificação "outranking" (PROMETHEE-AHP, ELECTRE-AHP), inferência fuzzy Mandani e Larsen para apoio às decisões;4.Aplicações em casos de planejamento urbano, saneamento, e afins.
bottom of page